sexta-feira, 26 de julho de 2013

As cinco pessoas que você encontra no céu

Livro: As cinco pessoas que você encontra no céu
Autor: Mitch Albom
Download/PDF: http://va.mu/ci2G

Sinopse: "Eddie, um senhor que morre no dia do seu 83º aniversário é um veterano de guerra, que trabalha a vida inteira em um parque de diversões. Ainda que seu trabalho o obrigue a estar cercado de juventude e diversão, ele é um velho amargurado, cheio de arrependimentos e feridas emocionais e físicas acumuladas ao longo da vida.
Um fato curiosíssimo e digno de nota, é que sua história começa pelo fim. Sim, o primeiro capítulo se intitula FIM e durante a leitura há uma contagem regressiva que deixa o leitor muito impotente, pois o fim deste senhor é iminente. Eddie morre num acidente no parque ao tentar salvar uma garotinha. Outro detalhe, é que mesmo que sua história seja cheia de fracassos pessoais, o leitor acaba idolatrando e admirando a vida do personagem.
Depois que Eddie morre, ele encontra cinco pessoas que participaram direta ou indiretamente em sua trajetória para que expliquem porque Eddie viveu e morreu daquela maneira. Tudo tem um porquê, tudo tem um timing que muda destinos, e uma vida muda a outra... e é tudo muito lindo de se conhecer. Eddie tem uma paixão que floresce na adolescência, não, paixão não. Eddie tem certeza que a menina com quem ele dança naquele mesmo parque que vai ser palco da sua vida, é a mulher com quem vai se casar. Ele tem certeza disso. E o leitor não consegue sentir essa certeza, ou presunção, nós sentimos inveja, e nos sentimos apaixonados pelo amor deles.
Mas vida não é um enredo com roteiro e final feliz. A vida é fugaz, e não dá para ser feliz apenas no final. Acho que o livro passa uma lição tão universal que irá tocar cada leitor de uma forma diferente. O livro desperta algo no nosso interior que muda nosso olhar sobre as nossas irrealizações."

Sem comentários:

Enviar um comentário