quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Resenha: Perdida – Carina Rissi

Resenha: Perdida – Carina Rissi

Carina Rissi
“Olhei para Ian como uma idiota, tentando entender o pé de alface e sua conotação. Então, uma gargalhada histérica explodiu de minha boca, não pude evitar.”
Olá leitores do Sobre Livros! É com muito orgulho com que venho anunciar que finalmente faço parte da nação que se desmanchou em gargalhadas com a cena da alface! E devo acrescentar aqui meu agradecimento especial a minha querida amiga Márcia do blog Tesouro Literário que tanto insistiu para que eu lesse Perdida! Leitura esta que me rendeu momentos hilariantes, além daquele prazer orgulhoso em saber que essa obra é de sangue brasileiro!
Perdida foi escrito pela autora Carina Rissi, que tive o prazer de conhecer na Bienal de São Paulo em 2012. Sua simplicidade me encantou e só demorei a ler o livro em decorrência dos afazeres diários mesmo, afinal toda vez que alguém suspirava pelo Ian ou comentava sobre a alface eu ficava cada vez mais curiosa – risos!
Carina Rissi nasceu e vive no interior do estado de São Paulo. Já atuou em diversas áreas, mas descobriu que gosta mesmo é de escrever. Perdida é seu livro de estreia. A edição que eu comprei e li, foi da Editora Baraúna, mas atualmente Perdida é uma publicação da Editora Verus (Grupo Editorial Record).
[CAPA] PerdidaEm Perdida, conhecemos a espevitada Sofia, uma mulher formada e que não está satisfeita com sua realidade profissional… Com insights surpreendentes, Sofia nos conduz com seus diálogos cômicos pelo seu dia-a-dia, demonstrando assim a vida de uma típica jovem mulher que ainda está se descobrindo. Sofia vive sozinha – seus pais já falecidos – , mas tem uma amiga que vale por mil. Seu cotidiano é enfadonho, automático, e ela não percebe o quanto sua vida está sem cor.
Com muita relutância Sofia aceita participar de um happy hour em uma sexta-feira que desejava ficar em casa, mas não poderia imaginar desastre maior. Embriagada, ela acaba cometendo um pequeno acidente no banheiro. Pequeno para nós, leitores… Porque para Sofia é uma catástrofe mundial! O mundo está desabando, enquanto nós morremos de rir de um celular caindo na privada…
Vejam bem, Sofia é uma daquelas pessoas que não vive sem um celular. Totalmente viciada e dependente dessa tecnologia quem vem bitolando uma grande parte da população. E mesmo imersa em uma ressaca, logo na manhã de sábado sai para adquirir um novo aparelho.
E então meus caros, é que somos brindados com a magia que só um bom livro pode nos proporcionar! Estou com receio de descrever mais da história porque não quero prejudicar a leitura de ninguém com spoilers, mas devo acrescentar que nossa querida personagem leva suas tiradas cômicas para dois séculos atrás…
E enquanto Sofia fica perdida no tempo, participamos de um verdadeiro banquete de situações engraçadíssimas! Conhecemos novos personagens marcantes, nos apaixonamos e acompanhamos a saga de Sofia para voltar para sua vida.
Apesar de ser uma história um tanto clichê, acreditem quando afirmo que a forma como a autora delineou sua narrativa e seus personagens faz toda a diferença. A autora nos conduz magistralmente pelo caminho da Sofia, trazendo não somente momentos de pura diversão como também momentos tensos, de aflição e com uma reflexão importante, mas leve.
E é essa leveza que é a parte que mais gostei. Todos os pontos são tratados com uma pureza quase infantil, como se a Carina Rissi pegasse a mão de cada leitor e nos conduzisse a uma conclusão desconcertante – o quanto é importante vivermos o presente.
Sobre a edição do livro, acredito que a Verus e a autora devem ter – pois eu não tive acesso a edição deles – revisado alguns probleminhas que encontrei na edição da Baraúna. Mas gostaria de dividir com vocês algo que me irritou durante a leitura: o excesso de pontos de exclamação. Eu pessoalmente sofro desse mal, e enquanto lia Perdida percebi o quanto isso pode ser problemático em um livro. A sensação que me passava é que os personagens estavam gritando o tempo todo, sei que a intenção era dar ênfase a fala da personagem, mas o excesso fez que os primeiros capítulos eu imaginasse que todo mundo só dialogasse gritando. Conversei com a Nanda do blog Viagem Literária e, com sua eterna calma ela me ajudou a ignorar os pontos de exclamação, então pude desfrutar melhor da leitura.
Excetuando isso, amei o livro. A autora tem um timming perfeito com as adoradoras de romances: ela não finalizou o livro nos deixando com aquela necessidade quase dolorosa para saber mais sobre os personagens. Rissi nos ofereceu durante toda a narrativa uma descrição rica e um desenrolar da história um pouco mais lento, mas que atende perfeitamente quem adora um ritmo moderado.
Fiquei na expectativa do segundo volume da série. Posso estar cometendo uma heresia, mas não sei até que ponto havia a necessidade de um segundo volume. Espero que a autora me surpreenda e me faça “morder a língua!”
Vale ressaltar que Perdida está sendo adaptado para os cinemas. Carina Rissi escreveu/ajudou a desenvolver o roteiro, o que garante a qualidade da adaptação. Ela ainda informou aos fãs que o diretor é tão incrível que afirmou: não queremos encontrar um ator que interprete o Ian, queremos alguém que seja o Ian.

Sem comentários:

Enviar um comentário